domingo, 29 de julho de 2007

Zoom


Existem dois tipos de zoom: Ótico e digital.
Zoom ótico é o que aproxima a imagem através do uso de lentes que se posicionam automaticamente detro do tubo de entrada de luz. Ele é tem mais qualidade porque permite que o sensor da câmera capture a luz que entra pela objetiva.
Zoom digital e o que aumenta o tamanho da imagem se uso de lentes, é um software que multiplica quantidade de pixels para a ampliação da imagem, efeito chamado de interpolação.

Obturador


Obturador é a peça da máquina que se abre permitindo assim a entrada de luz no sensor e captação da imagem.

O obturador pode ficar aberto de 60s até 1/5000s, dependendo da câmera ou de sua configuração.

Nas fotos em movimentos o obturador fica aberto menos tempo (frações de segundo) para evitar vultos ou embaçamento na foto. Geralmente uma velocidade mais lenta no obturador é empregada em fotos de paisagens para captura de maiores detalhes devido a longa distancia ao fundo ou em fotos de fogos de artifícios para captação de sua trajetória que registra um rastro no ceu aumentando a beleza dos fogos.

Na maioria das câmeras o obturador é automático.

É possível controlar a velocidade do obturador em câmeras manuais

domingo, 22 de julho de 2007

Sensor.



Para entender melhor sua "máquina fotográfica digital":

Quando vc ver as especificações dela, talvez encontre palavrss como:

Sensor: é um artifício da câmara fotográfica para a captura da imagem externa e armazenamentointerno, a resolução utilizado pelos fabricante é medida em pixels. As fotos podem ser visualizadas de imediato sendo apagadas senão ficarem satisfatórias.
Esses sensores podem ser de dois tipos: CMOS ou CCD.

Os sensores CMOS são do tipo circuito integrado que contém elemento de lógica digital, proporcionavantagens de baixíssimo consumo de energia, porém não opera de modo veloz como circuitos de outrastécnologias. Esses sensores são muito utilizados em equipamentos que são alimentados por pequenas baterias.

Já os sensores do tipo CCD, são específicos para a gravação de imagens. Ele é formado por um circuito integrado que contém uma tabela de capacitores podendo transferir sua carga elétrica do controle do circuito externo para seu capacitor vizinho interno.